Aceite a realidade e lide com ela.

Aceite a realidade e lide com ela. Ray Dalio.

Diante dos momentos de encruzilhada da vida, e também momentos como este que estamos vivendo, onde estamos sendo orientados a ficar em casa, temos mais tempo para parar e pensar sobre os caminhos da sua existência é um presente maravilhoso que você pode se dar.

Mergulhada no livro Princípios do Ray Dalio, e me vendo muito nos relatos dos desafios que ele enfrentou enquanto construía a empresa dele e liderava equipes, fico feliz em saber que sempre percebi que para liderar era preciso autoconhecimento. Na verdade, estudar a mim mesma fez toda a diferença na minha carreira. Porque conseguia ver os diferentes circuitos que giravam dentro de cada pessoa da minha equipe, pontos fortes e fracos; diante da necessidade de tomada de decisão levava muito em conta a individualidade de cada um.

O autor define cinco etapas para lidar com tudo na vida e sim, para mim, elas fazem muito sentido.

  1. Defina objetivos claros.

  2. Identifique e não tolere os problemas que ficam no caminho desses objetivos.

  3. Diagnostique com precisão os problemas para atingir as causas raízes.

  4. Projete planos e elabore estratégias para alcança-los.

  5. Faça o que for necessário para que esses projetos alcancem resultados.

Aceitar a realidade e lidar com ela, quer dizer, entenda e enfrente a verdade. Seja honesto, lúcido, claro e objetivo. Além disso, manter a mente abeta é fundamental! Existem muitas possibilidades que podem te levar ao seu objetivo.

Outra chave de transformação que é reforçada pelo autor: Pense por você mesmo e decida. O que você quer? O que é certo? O que fazer primeiro para atingir seu objetivo?

Não existe shortcut para o sucesso, seja dentro da sua empresa ou na vida pessoal. Pra aonde quer que vá terá que se relacionar e isso exige autoconhecimento, compreensão, escuta, humildade, reconhecimento e coragem.

O autor elegeu alguns princípios para as empresas e lideranças e de onde eu vejo, esses princípios trazem uma mudança de olhar e boas transformações quando aplicados na vida pessoal:

  1. Quem é mais importante que o quê? (Aplicando na vida pessoal: quais são seus verdadeiros tesouros? Quais são suas prioridades? Você tem honrado seus os que dividem o seu coração e lar?).

  2. Contrate bem – contratações ruins são prejudiciais; (Quem você está escolhendo para enfrentar contigo as batalhas da vida? Para dividir seus sonhos e planos? Para conquistar seus objetivos?).

  3. Treine, teste e avalie as pessoas constantemente; ( Treine, teste e avalie a si mesmo constantemente)

  4. Faça o que você se propôs a fazer; (Obedeça ao que você disse que ia fazer)

  5. Pelo amor de Deus, não negligencie a governança. (Adorei esse! Pelo amor de Deus, seja responsável e autorresponsável, saiba que é transformador que você esteja sob seu gerenciamento, autocontrole, autoconhecimento, autocuidado isso lhe dará as ferramentas necessárias para lidar com as mais diversas situações).

Estar em sincronia com minhas decisões e celebrar cada resultado alcançado são pontos muito gratificantes no meu processo de estar viva e viver uma vida prazerosa e que me faz bem; desejo o mesmo para todos que estão na mesma busca.

Dani.

0 visualização
Inscreva-se para receber conteúdos e novidades!