Amor pelos livros

Atualizado: Nov 9

Na minha busca por um suspiro de vida encontrei nos livros um portal para o autoconhecimento. Nos momentos mais difíceis aonde eu me sentia confusão que eu ia sempre buscar conhecimento nos livros.

Minha família tem os pés firmes na leitura, nos estudos e conteúdos acadêmicos. Meu pai se formou

em história e direito e minha mãe em letras. Sem perceber acabei escolhendo caminhos com fontes de conhecimento semelhante. Sou também formada em história e especialista ensino bilíngue. Dou aulas de inglês desde os meus 19 anos. Na construção da minha carreira me especializei em desenvolvimento humano e sou coach com especialização em inteligência positiva, que quer dizer autossabotagem e também sou pesquisadora.

Aos poucos, se formos fiéis a nós mesmos mesmo sem ter 100% de certeza se o melhor caminhão que está sendo trilhado costuramos uma colcha de retalhos magníficas e quando cada fase passa parece que vivemos muitas vidas numa só. A essa altura da minha existência e da compreensão que tenho da minha história, essa sensação de ter vivido muitas vidas em uma só me mostra que é assim mesmo que deve ser. As minhas escolhas e decisões foram tomadas com base nos meus valores. Não sei se vocês sabem, mas valores são necessidades e sentimentos tão importantes que podemos matar ou morrer por eles. Então aprendi que um valor estruturante para mim é viver com a certeza de que minhas decisões são tomadas com a minha melhor luz e com a consciência que eu tenho no momento. O que por sua vez está conectado com outro valor: o da Verdade. Por conta da clareza dos meus valores firmei alguns votos comigo mesma. Votos que são princípios que me guiam e me ajudam a ter presença e confiança na vida em mim. Grande parte dos meus entendimentos sobre a vida foi sendo aprimorado com a leitura de livros. Livros sobre sucesso, sobre a vida, fracassos, hábitos, performance, poesias, histórias, aventuras, desafios, conhecimentos do universo, espiritualidade, empreendedorismo, pioneirismo. Os livros são portais para maestria de si mesmo. Confesso que nem sempre foi assim. Quando era criança eu tinha preguiça de ler os livros escolares, mas contei com a ajuda da minha mãe que era um excelente contador de histórias. Já na minha adolescência me apaixonei por poemas e pela trilogia do Castañeda e da Clarice Lispector, Fernando Pessoa e pelos poemas no meu avô Clodoaldo. Desde então nunca mais parei de ler.

O meu ciclo familiar sempre foi rico em conhecimento, tinha sempre uma fonte preciosa de pesquisa ao meu lado. Em vários momentos pegava emprestado livros com minha irmã, meu cunhado, meu irmão e gostava muito das histórias que meu pai contava. Ele era um grande pesquisador e escritor. Ele é uma referência nas áreas de conhecimento para mim, além de ser Historiador foi ministro do STJ por muitos anos e também escritor. Era um grande pesquisador, tem uma biblioteca enorme com muitos títulos. Vejo com muita clareza como tudo isso teve grande influência na minha vida e faz parte de como me apresento e me movimento no mundo. Por essas e tantas outras razões concordo com o escritor Ryan Holiday quando ele diz que se você sabe ler, se você teve essa oportunidade, mas você não está lendo, não está honrando com essa chance que foi lhe dada. No mundo em que vivemos são pouquíssimas pessoas que têm oportunidade de aprender a ler, e de ter condições de conhecer e acessar conhecimentos. É preciso honrar. Uma sociedade mais capacitada e dotada de conhecimento faz toda diferença porque conhecimento é poder; é libertador ter discernimento, responsabilidade, clareza para cuidar do próximo, assim como cuidar para que o conhecimento possa ser passado de geração para geração, para que a cultura seja respeitada e preservada para que possamos aprender com o erro dos outros escolher nossos caminhos, a leitura de livros liberta e transforma. Dia 28 de outubro terá o lançamento da Eleva academia de leitura criada por mim; uma academia de desenvolvimento para vida para você viver e aprender a se comunicar melhor relacionar com a maternidade ter clareza se posicionar de forma autêntica e corajosa nas mais diversas áreas da vida.

Fique atento as informações!

1 visualização
Inscreva-se para receber conteúdos e novidades!