O empreendedorismo na minha vida

Quando comprei a minha franquia não sabia nada sobre como administrar uma empresa. Sabia alguma coisa a respeito de gestão de pessoas no universo familiar, mas não tinha sido líder de equipe até então.

No momento em que surgiu a oportunidade de comprar uma unidade do The Kids Club em Águas Claras, achei que seria uma coisa fantástica. Era a chance de ganhar dinheiro com o que gostava e sabia fazer muito bem. Mas eu tinha alma de professora e não de empresária. Tive que batalhar muito para mudar este mindset.

Decidi fazer o Empretec para me preparar melhor. Fiz tudo conforme as orientações que recebi. Plano de negócio bem feito, pensado, consegui junto a minha sócia na época, recursos financeiros (nossas famílias nos ajudaram) e tinha muita força de vontade e coragem. Não tinha como não dar certo!

Passei 8 anos da minha vida, trabalhando muitas horas por dia, como administradora, coordenadora, professora, técnica de TI, pacificadora, mediadora, coach, fazia limpeza, fechava e abria a escola, era também responsável pela seleção e treinamento de professores, atendimento aos pais…fazia de tudo.

Resultado: a empresa quebrou financeiramente.

O que aconteceu? Embora tivesse conseguido formar uma equipe muito boa, ter muitos alunos (+ de 700 contando com as escolas parceiras), passamos por muitas intempéries. Desde inadimplência de pais e parceiros até erros de sistema, funcionários, equipamentos, mudanças de equipe e da mudança da minha sócia para outro país. Além disso, contei também com a minha ingenuidade, falta de conhecimento e inexperiência. Consegui tirar boas lições desta experiência e sei que muitos empreendedores poderão aprender e evitar possíveis erros no futuro tendo como aprendizado o que aconteceu de errado com a minha empresa.

1º. Não dá para fazer tudo dentro da empresa. Os papéis precisam ficar claros para todos.

2º.Continue os seus projetos pessoais. Não abra mão do que lhe faz bem.

3º. Estude, estude e estude e se você não sabe como fazer, contrate quem sabe. Estou me referindo a profissionais da área.

4º.Se travou, não sabe o que fazer e nem como fazer, se está com medo ou inseguro, procure a ajuda de um coach. Sério, isso pode lhe auxiliar de uma forma que você nem imagina.

5º. O contador deve lhe auxiliar e deixar todas as contas e impostos registrados e em dia. Lembre-se de acompanhar de perto o trabalho dele e verificar sempre se todos os impostos estão pagos.

6º.Para uma empresa dar certo é preciso muita organização do espaço, dos documentos e dos equipamentos. Essa organização começa pela vida do proprietário. Então, se a sua vida é desorganizada, a sua agenda não tem começo nem fim, vai ser mais desafiador e desta forma a sua vida pessoal vai ser invadida por compromissos profissionais e vice e versa, você ficará ansioso e frustrado. E você precisa manter sua energia lá em cima porque vai precisar trabalhar muitas horas por dia, então cuide de você, da sua família sempre em 1º lugar, porque isso lhe dará o combustível necessário para dar conta das rasteiras da vida de um empresário.

7º.Confie mais na sua intuição.

8º.Identifique quando um funcionário não está alinhado com os valores da sua empresa e tente uma sessão de alinhamento e expectativa com ele.

9º.Treinamentos e capacitações de reciclagem tanto para você quanto para sua equipe farão toda a diferença no sucesso do seu empreendimento.

10º.Procure manter um relacionamento firme e humano com seus funcionários.

11º.Deixe tudo documentado.

12º.Você é o responsável pela empresa e não adianta ficar de “mimimi” e vítima de todas as rasteiras que rolarem. É assim mesmo. Deu ruim, concerta, aprende, ensina e bola pra frente.

13º. COMUNICAÇÃO é a chave para quase tudo. Procure cursos de comunicação positiva, ativa e não violenta.

14º.Saiba cobrar pelo serviço que é prestado pela sua empresa. Se sente vergonha de cobrar ou medo de falar com os inadimplentes, provavelmente tem alguma crença limitando seu potencial e sua relação com o dinheiro. (Eu era muito legal, compreensiva e generosa – o dinheiro não era o mais importante – resultado: a empresa quebrou depois de 8 anos).

14º. Liderança é muito mais do que saber o que tem que ser feito e dar ordens. É tipo muuiiitttoo mais que isso. Leia, estude, faça terapia, alinhe a bússola interna e seja formidável! O caminho para uma liderança real está alinhado com trabalhos de autoconhecimento.

15º.É incrível como pode dar certo. Ter o seu trabalho e o da sua equipe reconhecido é fantástico. Enche o coração e a alma de certeza e coragem que o seu trabalho impactou positivamente a vida de outras pessoas.

16º.Às vezes a empresa chega ao fim, mas embora possa parecer o fim do mundo, garanto-lhe que tudo passa!

Com leveza e amor,

Dani

#sucesso #Empreendedorismo #amor #vidaprofissional #trabalho #fracasso #empresária

0 visualização
Inscreva-se para receber conteúdos e novidades!