Procrastinação nossa de cada dia!

Você é uma pessoa que procrastina?

Essa palavra, que hoje em dia está na moda, é a ação de adiar, deixar para fazer depois qualquer coisa que temos e queremos fazer.

Existem algumas pessoas que dizem ter encontrado a saída para acabar com a tal da procrastinação, mas muitos estudos comprovam justamente o contrário. Não tem como acabar com a procrastinação; eliminá-la da vida.

Somos procrastinadores por natureza por diversas razões e entender o que te leva a evitar uma tarefa ou deixar qualquer coisa para depois, é a chave para reduzi-la.

Segundo o especialista em produtividade e foco, Christian Barbosa, é importante que você entenda porque não quer fazer determinada coisa. Às vezes o que está por trás da procrastinação é algo bem profundo que talvez precise de um auxílio terapêutico; outras vezes pode ser a falta de FOCO, de CLAREZA do que realmente precisa ser feito ou uma falta das competências necessárias para determinada tarefa.

Quando você estiver à frente de um momento de procrastinação, faça perguntas para você, sobre o que de fato está lhe atrapalhando. É o medo, raiva, falta de clareza?

Autoconsciência dos pensamentos sabotadores pode auxiliar bastante neste processo de se manter produtivo. Observar o universo interno e respeitar os próprios ritmos é uma chave de transformação.

Eu sempre me considerei uma pessoa não procrastinadora, mas em alguns momentos dava uma empacada diante de algumas demandas. Comecei a perceber como arrumava coisas extras no meio do caminho quando tinha alguma tarefa mais desafiadora para fazer. Fazia mil e uma coisas e daí deixava aquela tarefa por último e ficava correndo, preocupada com o tempo, com a qualidade, acabava esquecendo de pontos importantes. Quando isso acontecia era porque não tinha clareza exata do que fazer, do que esperavam de mim e do que precisava aprender para dar os passos necessários.

Conclusão que cheguei: quando estou empacada faço uma checagem rápida, Às vezes escrevo no papel à medida que vou pensando.

  1. O que eu tenho que fazer?

  2. Depende de mim?

  3. Quais são as ferramentas que preciso aprender?

  4. Quem pode me ajudar?

  5. Qual o meu limite de tempo e data?

Se for o caso, peço ajuda ou faço qualquer coisa para sair do lugar. Um passo dado já tem o poder de destravar e às vezes é mais simples do que imaginamos. O prazer de finalizar uma demanda no tempo previsto e ainda mais com qualidade é um potencializador da força interna.

É essa força que faz com que estejamos comprometidos com nossa própria vida, nossos dias.

Vida simples, com intenção e clareza. CLAREZA para dar os PASSOS necessários.

O Sintonizando o PASSO nasceu das minhas pesquisas internas para cuidar mais da minha vida, da minha liderança, dos meus compromissos internos e compromissos que assumi ao longo da minha jornada.

A próxima turma tem início dia 15 de junho.

Teremos um encontro todo dedicado a procrastinação e produtividade.

Espero vocês!

1 visualização
Inscreva-se para receber conteúdos e novidades!