Sacudir a poeira e dar a volta por cima

Outro dia assisti um vídeo de um coach que é especialista em ajudar pessoas a darem a volta por cima depois de momentos de fracassos. Muito do que ele falou foi exatamente o que fui instintivamente fazendo por mim quando tive que enfrentar um dos meus maiores fracassos que foi o fechamento da minha empresa e o consequente desapego de toda a energia que investi nela.

Quando tive que tomar a decisão que de fato mudaria não só a minha vida como a de todos que trabalhavam comigo e dos os meus clientes e dos meus filhos, fiquei com medo. Me senti um verdadeiro fracasso e em vários momentos, com muitos ups and downs, condenei meus passos e me culpei por tudo que estava acontecendo. Essa atitude, simplesmente não ajudou em nada. Na verdade, pensando desta forma eu só me sentia cada vez pior e sem forças para levantar, sacudir a poeira e dizer para a vida: aqui estou eu e ainda tenho muito o que fazer.

Precisei entender que o fechamento da minha empresa não me definia. Isso mesmo. O primeiro passo foi entender melhor a situação que estava vivendo, fazer uma retrospectiva e compreender o que tinha acontecido. Sabe o que aconteceu depois que fiz isso? Percebi que estava me sentindo daquela forma porque tinha dado tudo de mim e não tinha recebido retorno, inclusive estava zerada, sem energia, sem esperança, com raiva, medo e um tanto deprimida.

Como assim, depois de anos investindo meu tempo, dinheiro e força de trabalho, este projeto não tinha dado certo. Deu certo por 8 anos. E pronto.

O que este coach que se chama Tim Storey disse e que me identifiquei é sobre a importância de perceber que um momento como este é temporário. E algumas vezes na vida acabamos pegando uma estrada diferente antes de encontrarmos o caminho certo.

Nos apropriarmos desses momentos, entender a nossa realidade, dar alguns passos atrás não significa voltar atrás. Recuar estrategicamente não quer dizer que você deve voltar para o mesmo lugar de onde partiu.

“A comeback is not a go back.” E isso me lembra aquele ditado que diz: para trás nem para pegar impulso. ”

Quando paramos para respirar, analisar, entender e olhamos para dentro, escutamos o que de fato nossa alma está dizendo, e magicamente nos damos conta do tanto que temos para agradecer. Esse é um grande passo. Transformador.

O fracasso acontece quando em algum momento da vida o nosso estado mental está tão confuso que acabamos fazendo péssimas escolhas e tomamos decisões que podem nos prejudicar bastante.

A chave de transformação aqui é despertar e ficar atento a tudo que se está vivendo. Dá para fazer um inventário de todos os aprendizados e reprogramar nossa mente. O que fiz inspirada por muitos mestres e mentores, foi organizar o conhecimento que tinha adquirido com tudo que estava vivendo e acabei montando uma biblioteca interna de aprendizados. Após o download de tudo isso, realmente percebi que “o que não mata fortalece” e daí a coragem toma um pouco de força, passos são dados e as coisas vão se ajeitando.

“ Nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa. A paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta. “ Santa Tereza D’Ávila.

E assim, vamos nos reinventando, aprendendo, transformando, amadurecendo. Resumo dos insights que tive quando acessei este conteúdo:

– Recuar estrategicamente não quer dizer voltar para o lugar aonde você estava – Pare o barulho interno – Escute a voz de dentro – Recuar estrategicamente não quer dizer voltar para o lugar aonde você estava – Pare o barulho interno – Escute a voz de dentro – Agradeça – Mesmo nos momentos mais desafiadores, quando nos sentimos um nadinha de nada na vida, devemos procurar por alternativas/possibilidades. – Reprogramar internamente – Tudo passa – Acordar para a vida e se manter desperta – Plantar boas sementes e se comprometer com o crescimento delas. Consistência. – Lembrar que temos o poder e a escolha de plantar boas sementes ao invés de sementes negativas e destruidoras. – Fazer o melhor com o que temos no momento. Com coragem, Dani.

#Empreendedorismo #coragem #retorno #fracasso #estratégia #vida

0 visualização
Inscreva-se para receber conteúdos e novidades!