Valores e princípios

Os valores guiam cada decisão que tomamos e, assim, nosso destino. Quando temos consciência do que é mais importante para nós, também temos mais clareza e sensatez para fazer as escolhas que realmente nos levam ao encontro de nossas realizações. Os valores funcionam como uma bússola que nos guia na jornada. Se definirmos objetivos sem levar em consideração o que nos realiza na vida cultivaremos situações de desconforto, desequilíbrio e irritação. Seguidas vezes, inconscientemente, procuramos atender ao conjunto de valores que elegemos e, diariamente, enquanto nos relacionamos com familiares, parceiros de trabalho e pessoas com quem interagimos, nos sentimos um tanto confusos ou incomodados. Entender os valores que nos guiam é esclarecedor e sabemos que só conseguimos mudar aquilo que percebemos e habilitamos de forma voluntária e consciente. Sim, fato. O conhecimento sobre esse tema nos ajuda a ter lucidez sobre os motivos pelos quais fazemos o que fazemos. É também valioso conhecer os princípios e valores das pessoas com as quais nos relacionamos. Uma vez que entendemos quais são os nossos valores, qual a importância deles, bem como sua hierarquia, podemos mudar, reformular, escolher novos valores que façam mais sentido para nosso caminho ou fortalecer aqueles que tenham sido definidos em algum outro momento de nossa vida. Os valores também são os votos e compromissos que fazemos internamente e que guiam todas as nossas relações. É tão boa a sensação de saber que estamos agindo com coerência, fazendo o que acreditamos ser o certo a fazer.

“ Cada vez que um valor nasce, A existência assume um novo significado. Cada vez que um valor morre, uma parte desse significado desaparece” Joseph Wood Krutch

Chave de transformação: toda noite experimente se apresentar ao tribunal da sua própria consciência. Como você se sente?

Eleva – Dia 1 -Texto Daniela Alencar e Moema Alencar

0 visualização
Inscreva-se para receber conteúdos e novidades!